SURPRESA DOS MARES

80 páginas 

ADQUIRA O LIVRO:
LOJA PORTUGUESA / LOJA BRASILEIRA

Comentário de Jane D´arc, professora da graduação e pós-graduação da Puc Minas; pós-graduada em Estudos Literários, tradutora e revisora. Durante dez anos, foi atriz do grupo de Teatro Mayombe e hoje, atua como sua produtora executiva:

A literatura nos tira da vida normal e cotidiana, nos faz submergir em novas e estremecedoras dimensões, levando-nos além do tempo e do espaço. Subimos ao céu, descemos ao inferno, convivemos com fantasmas, penetramos no mais íntimo recôncavo da personalidade humana; alcançamos a imortalidade...


E a poesia... Imatéria? Ela nos desassossega, conforta-nos, atormenta-nos, apaixona-nos, perturba-nos. Parece que nos quer fazer compreendê-la, seja de que maneira for, como num ato desesperador de ser decifrada, entoada, cantada, declamada. De tornar-se matéria.

Tiago Henrique nos proporciona momentos prazerosos. Com uma linguagem simples, ele nos guia pelo entremeado de sua tessitura, pelo ‘entre lugar’ construído por palavras, deslocando-as, entrelaçando-as, moldando-as, desenformando-as.

De repente, o seu mundo, que como o próprio poeta, é singelo, é doce, é emoção, é canção. É preocupação: natureza, amor, desamor; cotidiano, solidão, inquietude; vida. O sonho que não se pode perder.

É a arte que questiona; arte que é poesia, que é poema, que é o poeta. É história: “Mas as história que ouvi / Permeiam meu ser / Preenchem minha alma / e de algum modo / Me permitem / Sentir / O que os demais não poderão compreender”.

Comentário de Joaquim Pires dos Reis. Professor de Arte, romancista e dramaturgo, Graduado em Artes Cênicas - UFOP e Especializado em Arte Educação – PUC/MINAS:

A poesia, uma das sete artes tradicionais, pega carona na imaterialidade da imaginação do escritor, que cristaliza suas palavras no poema escrito e toca a alma com a emoção transposta ao texto; seja ele épico ou lírico, apesar de ser um flash da vida, é a essência de um instante da mensagem do autor.

O vento nos conduz as idas e vindas do passado com o presente. Talvez as poesias de Tiago Henrique não nos remete a expressão do espírito das tabernas e confrarias onde os Goliardos, na Idade Média, perambulavam cantando e declamando seus poemas satíricos. Mas com certeza, nos remete a um espírito artístico reflexivo, que canta a beleza do amor e do cotidiano do homem moderno, podendo ir além dos poetas errantes que cantavam pelas ruas do Velho Mundo à sua roda da furtuna.

Pela corrente marítima, editado por Carl Orff, as belíssimas canções de Carmina Burana, composições poéticas do Goliardos; o presente cruza com os mares, onde, do novo mundo parte as poesias de Tiago, que conduzido pela linha do tempo canta uma certa surpresa dos mares.

ADQUIRA O LIVRO:
LOJA PORTUGUESA / LOJA BRASILEIRA

*Dicas sobre o processo de compra na página de vendas da loja portuguesa. Siga os passos:

- Adicionar ao carrinho
- Verificar
- Crie a sua conta:
Cadastre o endereço para entrega e escolha a opção Via CTT/ by mail para compra da versão impressa do livro.
- Método de pagamento: Paypal
Caso você ainda não tenha conta no Paypal, faça um cadastro e então você poderá pagar com cartão de crédito: Visa, MasterCard ou Amex. A conversão de moeda será realizada automaticamente pelo seu banco.

Créditos de produção: Editora Corpos