BUQUÊ SUBULATA

128 páginas

Comentário de Gilberto Xavier, Doutor em Literatura Comparada e Professor da PUC Minas.

“Eu queria estar sentado numa cadeira [ou posição] mais confortável”, assim seria mais fácil para eu tecer alguns comentários sobre este novo livro de Tiago que chega a público.

O poeta Oswald de Andrade exaltava a simplicidade. Dele são estes versos: “Meu amor me ensinou a ser simples/ como um largo de igreja/ Onde não há nem um sino/ nem um lápis/ Nem uma sensualidade”.

Esse poema, “Ditirambo”, de Oswald, talvez expresse, em certa medida, a poesia de Tiago. Com imagens simples, e por vezes bucólicas – mas de um “bucolismo interiorizado” –, como o próprio título do livro anuncia, Tiago vai arranjando seu buquê lírico, feito de sensações, constatações e ponderações sobre o cotidiano, sobre seu estar no mundo, sobre “Esperanças que se movem/ Emoções que nos rondam”.

Tiago se projeta no rotineiro para dele extrair o movimento das sensações, tecendo, como ele escreve, “uma poesia em movimento”, a partir de seus momentos vividos, em que cada momento se torna “Um momento/ Apenas... Um vasto e incompreensível/ Momento/ desconcertante, inalterado, alterante/ Sempre igual.../ Carregando uma interrogação nos ombros”.

Embora já arranjado, que o leitor possa estabelecer novas combinações/montagens com esse buquê de versos que ora é-nos ofertado!

Adquira pela internet:











Adquira em Betim nesses pontos comercias por apenas R$ 15,00

___
O livro Buquê Subulata de Tiago Henrique, é um projeto realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Lei Municipal Noemi Gontijo - Betim/MG - edital 2009).

*Antes de fazer seu pedido na loja virtual envie um email para loja@betimcultural.com.br para verificar a disponibilidade de livros em estoque pois a quantidade oferecida para este site é limitada. Maiores informações: 55 (31) 9805-5453



Apoio:

 

 


Créditos de produção: Editora Rutherford